Muitas empresas têm buscando adotar a gestão de projetos como um modelo norteador para o gerenciamento do negócio, o desempenho e os resultados. Para implantar essa metodologia, a empresa precisa, além de conhecer muito bem seu próprio negócio, aprofundar o conhecimento sobre o tema em suas principais variações. Você foi contratado como consultor pelos donos de uma fábrica de aparelhos de ginástica. Eles iniciaram as atividades há dois anos, pois o mercado brasileiro ainda está em processo de crescimento quando comparado com o mercado internacional. Sendo assim, para ajudar os donos do negócio, responda: a) Quais tipos de gerenciamento de projeto existem e quais são suas diferenças? b) Qual é a melhor aplicabilidade de cada um deles? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Existem cinco grupos de processos de gestão de projetos: (1) iniciação, (2) planejamento, (3) execução, (4) monitoramento e controle, (5) encerramento.
-Processos de iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase dele
-Processos de planejamento: esclarece e aprimora os objetivos, planejando as ações necessárias para realizá-los.
-Processos de execução: integra pessoas e outros recursos para produzir as entregas e informações sobre o desempenho do respectivo projeto.
-Processos de monitoramento e controle: mensura e monitora com frequência o progresso do projeto, a fim de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las quando necessário.
-Processos de encerramento: Finaliza todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto, visando completar formalmente o respectivo projeto (ou uma fase dele) e formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado para o qual ele foi dedicado.
a) Há dois tipos de gerenciamento de projetos:
Tradicional: planejamento completo do projeto, do início ao fim, utilizando-se de uma lógica de planejar, executar e corrigir eventuais desvios, tendo assim grande probabilidade de alcançar o sucesso. Preconiza um grau de detalhamento bem alto de previsibilidade para que possa ser efetivo. Os gerentes precisam ter clareza sobre o objetivo do projeto e principalmente sobre a forma como deverão conduzi-lo.
Ágil: atua em uma zona de imprevisibilidade, apresentando um afastamento em relação à abordagem tradicional. É impulsionado por planos, adotando quase sempre abordagem mais experimental e adaptativa, fazendo com que o projeto não seja simplesmente executado, mas evolua ao longo do seu desenvolvimento, ou seja, o desenho final do projeto não é conhecido em grande detalhamento, sendo construído por meio de interações incrementais ao longo do tempo do projeto.
b) A melhor aplicabilidade de cada um dos tipos de gerenciamento é:
Tradicional: produz mais resultados positivos em projetos que possuam um escopo bem definido e em que a tecnologia já foi estabelecida.
Ágil: tem resultado mais satisfatório quando atua com projeto com muita imprevisibilidade, com a necessidade de desenvolver novas tecnologias.