• Matéria: História
  • Autor: sebfersilva1969
  • Perguntado 4 anos atrás

Devido ao preconceito existente em relação ao período medieval, muitas pessoas se esquecem de que esse momento foi de grande desenvolvimento das artes, das técnicas educacionais, inclusive proporcionando renascimentos culturais. Acerca dos Renascimentos Culturais da Idade Média analise as afirmativas abaixo:


I - Durante o governo do Imperador Carlos Magno, no século VIII, ocorreu o Renascimento Carolíngio. Período conhecido pela criação de escolas e o estabelecimento do estudo das sete artes liberais: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música).

II - A Europa Ocidental viveu um Renascimento no século XII, neste período o contato dos cristãos com os intelectuais árabes possibilitou o contato com os filósofos gregos da antiguidade o que possibilitou um avanço da astronomia, da matemática, da biologia e da medicina.

III - Pode se afirmar que o Renascimento do século XII, a tradução das obras gregas e árabes foram alguns dos elementos que originariam séculos depois as ideias dos autores renascentistas do período moderno.


É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: brasileiroswar86
6

Resposta:

Alternativa 5:

Explicação:

I, II e III.

respondido por: welitonmario
5

Resposta:

A I II e III estão corretas

Explicação:

A resposta da I está na página 37 do livro e a II e III estão abaixo

No campo intelectual, as mudanças são também fruto do contacto com o mundo oriental e árabe através das Cruzadas e do movimento de Reconquista da Península Ibérica. Na altura, o mundo islâmico encontrava-se bastante avançado em termos intelectuais e científicos. Os autores árabes tinham mantido durante muito tempo um contacto regular com as obras clássicas gregas (Aristóteles, por exemplo), tendo feito um trabalho de tradução que se tornaria valioso para os povos ocidentais, já que por este meio voltaram a entrar em contacto com as suas raízes eruditas entretanto "esquecidas". De facto, seja em Espanha (Toledo), seja no sul de Itália, os tradutores europeus produziram um espólio considerável de traduções que permitiram avanços importantes em conhecimentos como a astronomia, a matemática, a biologia e a medicina, e que se tornariam o gérmen da evolução intelectual européia dos séculos seguintes.

Perguntas similares