ajuda por favor
Considere as afirmações sobre triângulos feitas a seguir. I. Se os lados do triângulo T1 medem 12 m, 14 m e 15 m e o mesmo acontece com os lados do triângulo T2, então T1 e T2 têm, necessariamente, a mesma forma. II. Dois losangos cujos lados medem 19 cm possuem, necessariamente, a mesma forma. III. É possível construir um quadrilátero convexo com três lados de medida 2 cm e um lado de medida 10 cm. Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões) A I. B I e II. C II e III. D III.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
Letra A.
Explicação passo-a-passo:
A afirmação I está correta porque, pela propriedade da rigidez geométrica dos triângulos, dois triângulos cujas medidas dos lados são iguais têm, necessariamente, a mesma forma.
Já a afirmação II está incorreta porque os quadriláteros não têm a propriedade da rigidez. Assim, é possível construir dois losangos com lados medindo 19 cm, mas cujos ângulos internos tenham medidas diferentes.
A afirmação III também é incorreta. Usando um raciocínio análogo ao da condição de existência dos triângulos, não existe um quadrilátero em que a soma das medidas de três lados seja menor do que a medida do quarto lado. Como 2 + 2 + 2 = 6 é menor do que 10, não pode existir tal quadrilátero.
duda127036:
letra A
respondido por:
12
Resp
Letra A
- A afirmação I está correta porque, pela propriedade da rigidez geométrica dos triângulos, dois triângulos cujas medidas dos lados são iguais têm, necessariamente, a mesma forma.
- Já a afirmação II está incorreta porque os quadriláteros não têm a propriedade da rigidez. Assim, é possível construir dois losangos com lados medindo 19 cm, mas cujos ângulos internos tenham medidas diferentes.
- A afirmação III também é incorreta. Usando um raciocínio análogo ao da condição de existência dos triângulos, não existe um quadrilátero em que a soma das medidas de três lados seja menor do que a medida do quarto lado. Como 2 + 2 + 2 = 6 é menor do que 10, não pode existir tal quadrilátero.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás