Dpoc
-Fisiopatologi(como se desenvolve a patologia) fazer uma associação de como deveria ser o processo fisiológico normal e de como ele é afetado com a patologia.
Respostas
Resposta:
O QUE É A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)?
Sem acionar racionalmente nenhum mecanismo, o ser humano respira de 12 a 20 vezes por minuto em repouso. A cada vez, todas as células do corpo recebem oxigênio, fazem seu metabolismo e devolvem o gás carbônico resultante desse processo metabólico para a circulação. O gás carbônico é levado de volta para os pulmões para seguir o mesmo caminho do oxigênio que entrou, a fim de ser expelido pelo nariz. E assim vamos inspirando e expirando, muitas vezes sem notar a importância da respiração para a vida. A não ser que o ar comece a rarear.
Entre os problemas mais frequentes que interferem na capacidade de respirar está a conhecida asma, que acomete mais as crianças, e a doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, afeta 210 milhões de pessoas ao redor do mundo, sobretudo adultos. Enquanto a primeira decorre de uma resposta exacerbada de defesa do organismo, resultante de fatores genéticos e ambientais, a segunda é adquirida principalmente após anos de tabagismo, incluindo outros tipos de fumo, como cachimbo, charuto e narguilé. O fumo passivo e a exposição à fumaça da queima de lenha e das queimadas de lavouras, por exemplo, também causam a doença.
Na prática, a DPOC mistura um quadro de bronquite crônica, uma inflamação que estreita os brônquios por conta de engrossamento de suas paredes e da presença de secreção, com o enfisema pulmonar, que consiste na destruição progressiva do tecido pulmonar, notadamente dos alvéolos, local das trocas gasosas. A soma dessas condições obstrui as vias respiratórias.