Leia o texto abaixo:
“Em suma, a definição pressupõe que a civilização, sempre e em toda parte, tem evoluído a partir da selvageria. A massa de evidências sobre a qual se baseia esse pressuposto é, em minha opinião, tão grande que torna indiscutível este raciocínio indutivo. Pelo menos, penso que, se alguém discorda disso, não vale a pena discutir com ele” (Frazer- O Escopo da Antropologia Social).
1. Qual das seguintes alternativas diz respeito à teoria do evolucionismo social? *
1 ponto
a) Diz respeito ao encontro entre diferentes culturas.
b) É referente ao relativismo cultural
c) Acreditava no progresso da humanidade, considerando que povos diferentes do seu próprio, são menos evoluídos.
d) Entende que todas as culturas devem ser analisadas a partir do conceito de diversidade cultural.
Leia a frase abaixo:
“Uma linha de pensamento sociológico cunhou, nos anos 30, um mito de existir uma “democracia racial” no país – uma sociedade multirracial e livre de preconceitos. Porém, isso foi criticado por vários teóricos que assinalavam a existência da discriminação e do preconceito na sociedade brasileira”.
2. Sobre o mito da democracia racial, marque a alternativa correta: *
1 ponto
a) A sociedade brasileira é multirracial e livre de preconceitos.
b) Trata-se de uma corrente que desmistifica a ideia de que o Brasil era livre de preconceitos e formas de discriminação.
c) A democracia racial surgiu no século XXI.
d) A democracia racial é uma realidade deste 1888.
Respostas
Resposta:
1) C= Acreditava no progresso da humanidade, considerando que povos diferentes do seu próprio, são menos evoluídos.
2) B= Trata-se de uma corrente que desmistifica a ideia de que o Brasil era livre de preconceitos e formas de discriminação.
Explicação:
espero ter ajudado fiz no classrrom
1 - Frazer era um antropólogo evolucionista, ele defendia a tese que as sociedade possuíam estágios evolutivos, e que os povos e a cultura europeia eram as mais evoluídas no planeta, portanto a resposta correta é a letra c)
2 - A democracia racial foi uns dos mitos fundadores da nação brasileira, pois ela defendia que a sociedade brasileira era multirracial e, portanto, não possuía preconceitos raciais, logo a resposta correta é a letra a)
O autor fundamental para esta perspectiva foi o ensaísta Gilberto Freyre que escreveu o clássico dos estudos sociais brasileiro, o livro "casa grande e senzala"
Mais sobre Gilberto Freyre https://brainly.com.br/tarefa/24896528