. Os montes de conchas chamados no Brasil de morros de sambaquis, com o tempo, acabaram por sofrer uma fossilização química, com a chuva ocorre a difusão do cálcio em toda a estrutura, petrificando os detritos e ossadas que foram enterrados no monte. Transformando-os em verdadeiras cápsulas do tempo, preservando o que foi enterrado como ossadas, adornos, objetos pessoais. Porém, desde o período colonial os morros também sofreram a ação humana, que escavavam os montes para levar aos fornos (caieiras) para a produção de cal, que serviu como argamassa para muitos palacetes, igrejas e muros. No Paraná:
ajudaaa por favor para agora.
( ⚈̥̥̥̥̥́⌢⚈̥̥̥̥̥̀)
Respostas
Resposta:
Os sambaquis são depósitos construídos pelo homem com a utilização de materiais orgânicos e calcários, que com o tempo, veem sendo atingidos por intempéries.
Não é possível que sejam encontrados moluscos ou cefalópodes nos sambaquis, devido ao fato do processo da fossilização química que ocorre nos sambaquis pode resultar na deformação da estrutura dos moluscos, que possam aparecer nessas formações, devido a distribuição de calcário.
Explicação:
No Paraná, ambos os sambaquis construídos na região, tanto o de Pontal do Paraná quanto o de Guaratuba estão em bom estado de conservação.
Embora a algumas décadas atrás esses sambaquis sofreram grandes extrações de insumo para a fabricação de cal e pavimentação de estradas.
Os sambaquis são Sítios Arqueológicos, ou seja, compõe fontes históricas materiais deixadas pelos povos pré-históricos que habitavam a costa litorânea das regiões por cerca de 7 a 8 mil anos atrás.
Historicamente, a formação dos Sambaquis está relacionada ao momento histórico que os grupos deixaram de ser nômades, passando ao sedentarismo. Caracterizando o período Neolítico, ou mais conhecido como, Período da pedra Polida.
Para mais informações, acesse:
O que são sambaquis: https://brainly.com.br/tarefa/2463059