Respostas
Resposta:
Pesquisas recentes mostraram a redução da concentrações de material particulado no ar em diversas cidades. Em Nova York, foi observada redução de até 32%; em Saragoça, Espanha, um declínio de 58% foi observado em março de 2020 em comparação a fevereiro do mesmo ano.3 de jul. de 2020
Explicação:
A pandemia da Covid-19 provocou uma desaceleração de atividades humanas. Com isso, diversos eventos, como a circulação de animais em áreas das quais foram afastados pela presença humana e as reduções da poluição do ar e dos gases de efeito estufa resultantes de paralisações econômicas em larga escala, chamam atenção nesse período de isolamento.
Pesquisas recentes mostraram a redução da concentrações de material particulado no ar em diversas cidades. Em Nova York, foi observada redução de até 32%; em Saragoça, Espanha, um declínio de 58% foi observado em março de 2020 em comparação a fevereiro do mesmo ano. Mas haverá impactos positivos da pandemia sobre meio ambiente?
De acordo com Nelzair, não temos muito o que comemorar, pois a combinação entre pandemia e colapso econômico não é uma estratégia viável para reduzir os riscos climáticos. O ideal é uma redução consciente promovida por políticas públicas de redução das fontes poluidoras e escolhas individuais mais sustentáveis.
A pesquisadora fez referência à analogia com o mito da caixa de Pandora, imaginando que o novo coronavírus tenha escapado devido a desobediência humana. “Os deuses teriam dado a Pandora uma jarra trancada que ela nunca deveria abrir. Impulsionada pelas fraquezas humanas, ela abriu, liberando os infortúnios e pragas do mundo. Podemos observar que a agressão compulsiva ao meio ambiente, causada pelo modelo econômico e estilo de vida impostos por uma sociedade globalizada, têm disseminado tantos males no planeta”, reflete.