1. Manoel de Barros manteve em sua obra a perspectiva poética própria da infância.
A) no Trecho "eu iria viver leso fazendo só essas coisas", a que se refere a expressão "essas coisas"?E a expressão"outras coisas"em "ele precisava de ver outras coisas além de ficar ouvindo só o canto dos pássaros"?
B)Que imagem mencionada pela mãe resume, de forma metafórica, a visão que os pais tinham do menino? o que essa imagem significa?
C) Você considera que o comportamento do eu poético é próprio da infância?
o nome do texto e "peraltagem"
Respostas
Resposta:
1. a) A expressão "essas coisas" se refere ao fato de o menino viver perdido durante à tarde, ouvindo só o canto dos pássaros, só querendo saber de brincar e sonhar.
> A expressão "outras coisas" se refere a ações mais importantes e sérias, como começar a pensar em estudar e em ter uma profissão.
b) A imagem do menino "enfiando água no espeto".
> Essa imagem significa que o menino teria um trabalho inútil ou impossível.
c) Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, pois é comum que as crianças gostem de passar muito tempo brincando e vivendo no mundo da imaginação.
Explicação:
a) A expressão "essas coisas" se refere às distrações da natureza, tal qual o canto dos pássaros que distraía o menino.
A expressão "outras coisas" se refere a coisas sérias, como o aprendizado escolar ou o trabalho na fazenda, coisas para as quais os pais gostariam que o menino se dedicasse mais.
Poema "Peraltagem"
b) É a imagem do menino "enfiando água no espeto", que remete à prática de coisas inúteis, que não levariam a nada, prejudicando seu desenvolvimento.
c) Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, o comportamento do eu poético é próprio da infância, pois a criança costuma ter uma mente mais imaginativa e percebe a realidade de forma mais lúdica.
Leia mais sobre o poema "Peraltagem" em:
https://brainly.com.br/tarefa/25015341