Caro aluno,
Falar em Administração Pública requer compreender diversos conceitos e prerrogativas que orientam as atividades de gestão na esfera pública. No entanto, que processos e práticas são esses que dão forma ao modelo atual de gestão pública que conhecemos hoje? Como nossas políticas públicas são formuladas e implementadas? Como nossos modelos de gestão foram se desenvolvendo ao longo do tempo? E a administração privada... Exerce influência sobre a pública?
Estas e muitas outras perguntas regem o nosso estudo a fim de que, à medida que melhor conhecemos a trajetória da administração pública, melhor também conseguimos identificar – ou prever, ou vislumbrar – seu futuro, considerando um contexto atual permeado por constantes transformações! Ou seja, nos tornamos capazes de melhor direcionar a Administração Pública para um futuro cada vez mais efetivo no que diz respeito à oferta do bem comum à coletividade!
E, neste contexto, ao entendermos a evolução da Administração Pública, é possível perceber que muitos dos processos e práticas de gestão advém da Administração Privada... Em outras palavras, as organizações públicas buscam adaptar aos seus respectivos contextos muito do que as organizações privadas utilizam em seus processos e práticas administrativas. É por isso que falamos tanto no papel do gestor, em gestão pública empreendedora, em gestão da inovação na gestão pública...
Partindo desta contextualização geral, este fórum convida você a se posicionar... a argumentar criticamente como você vê a Administração Pública atual no Brasil. Sob qual perspectiva? Você acredita que estamos seguindo um caminho rumo a um modelo mais gerencial? Mais participativo, colaborativo? Ou não? Compartilhe aqui exemplos, notícias, acontecimentos que elucidem seu ponto de vista!
Vamos lá!
Vamos aprimorar nosso aprendizado construindo nosso conhecimento juntos!
Bons estudos!
Abraços!
Profa. Jaqueline
Respostas
Resposta:A Administração pública é um conjunto de funções, normas e leis, segundo as normas do direito e da moral, desempenhadas e respeitadas para se organizar a administração do Estado. Visa o bem estar comum, tais como saúde, segurança, habitação, lazer, cultura.
A Administração pública no Brasil se dá através de duas formas, Direta e Indireta. Na Administração Direta o Estado exerce sua funções através dos três poderes, o Executivo, responsável por administrar o bem público, o Legislativo, que é quem cria as leis e o Judiciário, que fica com a tarefa de julgar. Enquanto que na Administração Indireta o Estado transfere a execução de suas atividades a outras pessoas jurídicas ligadas a ele, como autarquias, fundações, empresas públicas e outras entidades de direito privado.
No Brasil o que se observa é um baixo nível de organização da sociedade frente às atuações do Governo. Também o que se vê é muita impunidade. Cabe à população se instruir e participar mais ativamente da gestão pública, seja identificando suas necessidades, seja controlando e cobrando seus direitos. É necessário o exercício maior da cidadania e exigir mais qualidade nos serviços públicos.
É necessária uma reforma nas estruturas do Estado para que seja ampliada a governabilidade e a sociedade retome a confiança nas instituições democráticas. É muito importante melhorar a prestação de serviços públicos e a administração dos recursos públicos, e lutar pela erradicação da corrupção.
Por isso o cidadão precisa continuar lutando por seus direitos e cada vez mais buscar conhecimento.
Explicação: