5) A partir da reflexão sugerida pelo poema de Bertolt Brecht, “O Analfabeto Político” – “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão b*rro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imb*cil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.” – é CORRETO afirmar que: *
a) O desinteresse pela política tem conseqüências econômicas e sociais que afetam todas as pessoas: tanto as que participam ativamente da política como aquelas que se abstêm.
b) Todas as pessoas deveriam participar diretamente da política institucional: quer dizer, se candidatar a algum cargo eletivo, já que vivemos em uma democracia participativa.
c) Brecht sugere que as pessoas analfabetas não se interessam por política e por isso são culpadas pelo surgimento de problemas sociais, como prostituição, corrupção e altos preços de alimentos.
d) A política é, como mostra Brecht, uma atividade altamente especializada que deve ser exercida apenas por profissionais – sobretudo economistas, que conseguirão tomar as melhores decisões.
e) O envolvimento de pessoas analfabetas na política – que podem votar e se candidatar a cargos eletivos – é o responsável pela situação crítica que enfrentamos e pela corrupção.
Respostas
Resposta:
Letra A
O desinteresse pela política tem conseqüências econômicas e sociais que afetam todas as pessoas: tanto as que participam ativamente da política como aquelas que se abstêm.
O desinteresse pela política tem consequências econômicas e sociais que afetam todas as pessoas: tanto as que participam ativamente da política como aquelas que se abstêm (A).
O que é política?
Pode-se entender que política seja a máxima expressão da liberdade, onde mulheres e homens possam agir, falar, opinar e entender acerca dos assuntos de interesse comum.
Quando a ação se torna coletiva e disseminada a todos, a política se manifesta participativa e democrática.
A corrupção, por sua vez, é a crise da política. Ela surge e é alimentada quando o poder não mais emana do povo, tornando-se um poderio deturpado, fajuto e constituído por intermédio de um autoritarismo e de uma inatividade.
Saiba mais sobre política em: brainly.com.br/tarefa/8830306
#SPJ3