Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, também denominadas de disciplinas, consistem em áreas identificadas e definidas por seus requisitos de conhecimentos e descritas em termos dos processos que a compõem. As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos:
A.
são 4: práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.
B.
são 5: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
C.
são 9: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos e aquisições.
D.
são 10: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
E.
são 15: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições, partes interessadas, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Respostas
Resposta:
D.
são 10: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
Resposta:
d) são 10: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
Explicação:
Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos são descritas em termos dos processos que as compõem, que consistem em práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. A versão atual do PMBOK conta com 10 áreas de conhecimento: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. Até a 4ª edição, o PMBOK apresentava 9 áreas, quando ainda não considerava “partes interessadas” como uma área de conhecimento. As áreas de conhecimento oferecem suporte aos grupos de processos em gerenciamento de projetos, que correspondem a 5 categorias: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.