Respostas
Resposta:
Microrganismos são seres vivos unicelulares (com uma única célula) ou pluricelulares (com mais de uma célula) que só podem ser vistos no microscópio. Entram nessa categoria as bactérias, protozoários e fungos microscópios. Além deles, os vírus, apesar de não serem considerados células, são parasitas de outras células.
espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os “bons”, os “maus” e os perigosos. Os microrganismos “bons” são úteis porque:
- Permitem “fazer” alimentos e bebidas (queijo,iogurte, cerveja e vinho);
- Fazem parte de medicamentos (penicilina);
- Ajudam na digestão dos alimentos.
Os microrganismos “maus” ou de alteração dos alimentos, normalmente, não provocam doença mas sim alterações nos alimentos, como mau cheiro, mau sabor e mau aspecto.
Os microrganismos perigosos fazem com que as pessoas adoeçam e podem mesmo matar. São chamados patogênicos. A maior parte deles não altera a aparência do alimento.
Os microrganismos são tão pequenos que é necessário um milhão para cobrir a cabeça de um alfinete.
Bactérias, vírus, leveduras, bolores e parasitas, são todos microrganismos. O cheiro, o sabor e a aparência dos alimentos não são os fatores indicados para ajuizar se o alimento vai provocar uma doença de origem alimentar. É verdade que alguns microrganismos esporulados modificam o aspecto do alimento e são perigosos. O exemplo é o bolor verde do pão, um fungo que pode produzir toxinas.
Exemplos de microrganismos perigosos que podem originar doenças de origem alimentar:
- Bactérias – Salmonella, Shigella, Campylobacter e E. coli;
- Parasitas – Giardia, Trichinella;
- Vírus – Hepatite A, Norovírus.
Explicação: