Você estudou que, quanto à linguagem, a comunicação oficial traz as seguintes marcas: impessoalidade, formalidade, uniformidade, clareza e precisão, concisão e harmonia. Tais princípios podem e devem ser usados nas empresas particulares e públicas. Vejamos o que o Manual de Redação da Câmara dos Deputados nos traz para termos uma escrita com “clareza e precisão”.
Dar preferência a palavras e expressões simples, em seu sentido comum, bem como a termos que tenham o mesmo significado na maior parte do território nacional, evitando-se o uso de expressões locais ou regionais.
Construir frases objetivas, nunca demasiado longas, na ordem direta (sujeito – verbo – complemento), evitando-se inversões, intercalações e preciosismos sintáticos que possam gerar confusão no leitor.
Empregar a pontuação de forma prudente, evitando-se abusos de caráter estilístico.
Evitar expressões, palavras ou construções frasais que confiram duplo sentido ao texto.(BRASIL, 2017, p.14-15).
Considerando o trecho lido e seus estudos, analise as afirmativas a seguir e marque a que configura o melhor uso da clareza e precisão em relação à redação de uma comunicação oficial.
Eu, Maria do Encanto, branca, do sexo feminino, mãe de sete filhos, amasiada com João Esperança, portadora da cédula de identidade nº M111111 SSPMG, residente e domiciliada à Rua Felicidade, 10, próximo à rua Caeté, cidade Alegria, Estado MG, venho pedir veementemente minha exoneração do cargo de atendente financeiro, certa de obter todo apoio que for necessário.
Estou requerendo minha exoneração do cargo de atendente financeiro, eu, Maria do Encanto, portadora da cédula de identidade nº M111111 SSPMG, residente e domiciliada à Rua Felicidade, 10, cidade Alegria, que fica perto de São João, Estado MG, conforme está previsto neste documento.
Eu, Maria do Encanto, portadora da cédula de identidade nº M111111 SSPMG, residente e domiciliada à Rua Felicidade, 10, cidade Alegria, Estado MG, venho requerer minha exoneração do cargo de atendente financeiro, a partir da data de hoje.
Eu, Maria do Encanto portadora da cédula de identidade nº M111111 SSPMG residente e domiciliada à Rua Felicidade 10 cidade Alegria Estado MG venho requerer minha exoneração do cargo de atendente financeiro a partir da data de hoje. Sabe por quê? Todo ser humano é digno de respeito e consideração, pois é assegurado pelos direitos humanos.
Eu, Maria do Encanto, possuidora do documento nº M111111 SSPMG, morando na rua Felicidade, 10, cidade Alegria, Estado MG, venho pedir minha exoneração do cargo de atendente financeiro, a partir da data de hoje, de acordo com o que será assinado neste documento
Me ajuda, por favor!
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
E
Explicação:
o texto é o mais formal e adequado
respondido por:
6
Resposta:
c
Explicação:
Eu, Maria do Encanto, portadora da cédula de identidade nº M111111 SSPMG, residente e domiciliada à Rua Felicidade, 10, cidade Alegria, Estado MG, venho requerer minha exoneração do cargo de atendente financeiro, a partir da data de hoje.
corrigida pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás