Afinidade, eficácia, potência, tolerância, seletividade são um conjunto de palavras que implicam diretamente na escolha e resultado da terapia do paciente e que determinam qual o tipo mais adequado de medicamento a ser administrado naquele momento. Analise as afirmações a seguir. I.Podemos definir potência como a “força” do medicamento, ou seja, o quanto de princípio ativo é necessário para se ter o efeito desejado no corpo. II.Devemos sempre aumentar a dose de medicamento do paciente quanto maior for a tolerância dele. III.Eficácia e efetividade, na prática, são sinônimos e querem dizer que o tratamento é adequado ao paciente. É correto apenas o que se afirma em: *
I
III
I e II
I e III
II e III
Respostas
Resposta:
I e III
I.Podemos definir potência como a “força” do medicamento, ou seja, o quanto de princípio ativo é necessário para se ter o efeito desejado no corpo.
III.Eficácia e efetividade, na prática, são sinônimos e querem dizer que o tratamento é adequado ao paciente.
Sobre a administração de medicamento, é correto afirmar que pode-se definir potência como a “força” do medicamento, ou seja, o quanto de princípio ativo é necessário para se ter o efeito desejado no corpo, e que a eficácia e efetividade são, na prática, sinônimos, que correspondem à adequação do tratamento ao paciente. Logo, as afirmações contidas em I e III estão corretas (letra D).
A "força" de um medicamento, ou seja, sua potência consiste no quão forte ele pode ser considerado e na quantidade necessária para que ele apresente efeito. Em casos de tolerância a medicamentos, a dose pode ser ajustada ou deve-se mudar a classe de medicamentos utilizados, de maneira que o tratamento deve ser definido de acordo com o quadro que cada paciente apresenta.
Os conceitos de "eficácia" e "efetividade" podem ser considerados equivalentes, pois um medicamento é considerado eficaz ou efetivo quando induz resposta satisfatória no paciente.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/23850768