O ministerio da saude dedica cada mes a pelo menos uma campanha.qual e o significado de cada uma campanha a sequir AVISO:ME AJUTEM E PRA HOJE
janeiro branco:
fevereiro roxo:
fevereiro laranja :
março azul-marinho:
abril azul:
junho vermelho:
junho laranja:
junho amarelo:
agosto dourado:
setembro verde:
setembro vermelho:
dezembro laranja:
Respostas
Resposta:
Janeiro Branco - Saúde Mental
A campanha nasceu em Uberlândia-MG em 2014 para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e a prevenção do adoecimento. O Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, é o país latino-americano com número recorde de casos de depressão.
Fevereiro Roxo - Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer
A campanha surgiu em Uberlândia-MG no ano de 2014 para promover a conscientização, com o lema “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. As três doenças tem características distintas e são incuráveis. As ações ressaltam a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto.
Fevereiro Laranja - Leucemia
A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) criou em 2005 a campanha, já que dia 4 desse mês é a data do Dia Mundial do Câncer.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) essa doença maligna, que possui 12 tipos, é a 9ª mais comum em homens e a 11ª entre mulheres.
Março Azul Marinho - Câncer colorretal
Em 27 de março ocorre o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino e, por isso, o mês é utilizado para conscientizar a população através dessa campanha. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal tem apresentado um número crescente de casos no país.
Abril Azul - Conscientização sobre o autismo
Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). As campanhas de conscientização visam dar visibilidade ao transtorno e promover o auxílio aos portadores, pois no Brasil há mais de 2 milhões de autistas.
Junho Vermelho - Doação de sangue
Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela ONU em 2005. Por isso, esse mês foi escolhido para incentivar a doação de sangue. Os dados do Ministério da Saúde estimam que 3 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente e o número de doadores representa apenas 1,6% da população.
junho laranja:
Anemia e leucemia são doenças preocupantes e ambas têm o sangue como protagonista. Discutir o assunto, os cuidados e as informações sobre o tema é o objetivo da campanha Junho Laranja, que incentiva um diagnóstico correto e precoce dessas enfermidades e, também, Junho Vermelho, que estimula as doações de sangue.
junho amarelo:
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Agosto Dourado - Aleitamento materno
A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como "padrão ouro" e no dia 1º de agosto é comemorado o dia mundial da amamentação. A OMS recomenda o aleitamento materno de forma exclusiva até os 6 meses. O Brasil é reconhecido mundialmente pelas doações aos bancos de leite.
Setembro Verde - Doação de órgãos
27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e as ações nesse mês visam esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras. Pela Lei nº 10.211 de 2001 a retirada dos órgãos e tecidos de um potencial doador só pode ser realizada com a autorização dos membros da família.
setembro vermelho:
29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês (Setembro Vermelho), ONGs e entidades médicas concentram esforços para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável.
Dezembro laranja - Câncer de pele
O mês de dezembro utiliza a cor laranja na campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção contra o câncer de pele desde 2014. Esse tipo de câncer é o que mais afeta pessoas no Brasil e no mundo, sendo registrado só no país 180 mil novos casos por ano. A principal causa do tumor é o excesso de exposição ao sol, especialmente em pessoas acima dos 40 anos.