A prática da cidadania no ambiente escolar e fora dele é um exercício constante e que requer aprendizado e ensino em vários âmbitos.
Imagine que você está dando aulas para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e vai falar sobre a cidadania e o uso dos meios de transporte. Cada aluno fala sobre o meio de transporte que utiliza para ir à escola e você propõe um quadro em que vai ensiná-los a exercer a cidadania em vários espaços, mas particularmente ao utilizar os meios de transporte, já que há mediação com muitas pessoas nesse trajeto e o espaço entre suas casas e a escola também requer um comportamento cidadão.
Como, então, o professor pode abordar as leis de trânsito, os direitos e deveres no transporte público e particular e o exercício da cidadania na convivência diária? Os alunos devem ser incentivados a pensar em seu comportamento no trajeto que realizam de suas casas até a escola.
Ao considerar as questões espaciais e os direitos e deveres do cidadão, os alunos devem ser capazes de refletir sobre suas atividades cotidianas e o exercício de ações cidadãs imediatas. Nesse contexto, as questões a serem feitas para os alunos sobre o uso dos transportes em seu dia a dia devem avaliar e corroborar esse raciocínio:
1) Podemos dizer que, quando utilizamos qualquer meio de transporte para ir e voltar da escola, como transporte público, particular ou mesmo quando vamos a pé, estamos convivendo com outras pessoas? Por quê?
2) Qual tipo de transporte você utiliza?
3) Quais são as ações cidadãs que devem ser colocadas em prática para uma melhor convivência no trajeto para a escola em cada um desses tipos de transporte?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) Sim, estamos convivendo com outras pessoas em todos os tipos de transporte que utilizamos: no transporte público, com pessoas próximas a nós; no transporte particular, quando passamos pelas ruas próximos a pedestres, e com outras pessoas nos outros tipos de transporte ou a pé.
2) Resposta pessoal.
3) Carro/ Transporte escolar: Usar cinto de segurança, não atrapalhar o motorista.
Ônibus: Embarcar e desembarcar apenas nos pontos e nas estações, dar assento para pessoas idosas, mulheres grávidas, pessoas com pouca mobilidade, pessoas com crianças de colo.
Trem/Metrô: Embarcar e desembarcar apenas nos pontos e nas estações, dar assento para pessoas idosas, mulheres grávidas, pessoas com pouca mobilidade, pessoas com crianças de colo.
A pé: Atravessar a rua com cuidado na faixa de pedestres, quando houver, prestar atenção para saber de onde virão os automóveis, esperar sempre o semáforo para carros ficar vermelho para atravessar a rua. Se há semáforo de pedestre, espere ele ficar verde. Auxilie pessoas idosas ou com pouca mobilidade e crianças menores para atravessar a rua com segurança.
Barco: Usar coletes salva-vidas e respeitar as regras de segurança no barco.
Bicicleta: Usar capacete, joelheiras e cotoveleiras, andar em ciclovias, se houver, atravessar a rua tendo cuidado com os pedestres, respeitar as leis de trânsito.
Explicação: