1. Explique, com suas palavras, a vida e a participação das mulheres no movimento cangaceiro.
Respostas
A vida e a participação das mulheres no movimento cangaceiro foi muito similar à dos homens, elas combatiam e lutavam de igual para igual.
No ano de 1930, se inicia a entrada das mulheres no cangaço. Estas eram mulheres sertanejas, mestiças, negras, ou que viviam em um casamento infeliz e arranjado, e sua inserção ao movimento poderia acontecer duas formas:
- Eram seduzidas pela proposta de mudar de vida
- Eram obrigadas a aderir ao movimento
Há relatos de que teriam havido 60 mulheres nos grupos de cangaço, muitas encantadas com a possibilidade de fazer algo inédito em suas vidas, bem diferente do que o padrão imposto ao gênero na época impunha.
A cangaceira mais famosa foi Maria Bonita, 1911-1938, esposa de Lampião, ou, Virgulino Ferreira da Silva, líder do movimento. Como vimos, a vida de Maria Bonita foi curta, e sua morte cruel. A polícia entendia o movimento do cangaço como criminoso, e o combatia de forma enérgica.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/2462959
Bons estudos!
Resposta:
A vida das mulheres no movimento cangaceiro foi similar à dos homens, elas lutavam por igualdade.
No ano de 1930, se inicia a entrada das mulheres no cangaço, obrigadas a aderir ao movimento.
havia cerca de 60 mulheres nos grupos de cangaço, encantadas com a possibilidade de fazer algo inédito em suas vidas, diferente do padrão imposto.
A vida de Maria Bonita, a cangaceira mais famosa, foi curta, e sua morte cruel. A polícia entendia o movimento do cangaço como criminoso, e o combatia de forma enérgica.
tentei fazer um resumo da resposta acima.
Espero ter ajudado :)))