Nada é mais na vida cotidiana da coletividade do que a oratória, que partilha com o teatro a característica de ser a manifestação cultural mais popular e mais praticada na Atenas clássica. A civilização da Atenas clássica é uma civilização do debate. As reações dos atenienses na Assembleia eram influenciadas por sua experiência como público do teatro, e vice-versa. Trata-se de uma civilização substancialmente oral. O grego era educado para escutar. O caminho de Sócrates a Aristóteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à civilização da escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem da cidade-Estado ao ecumenismo helenístico.
Sobre o teatro na Grécia antiga:
a) Era a uma das principais fontes de entretenimento das massas, servindo como mecanismo de pacificação social diante das mazelas na pólis.
b) Tratava-se de umas das manifestações culturais mais populares em Antenas, cabendo unicamente aos escravos a apresentação dessas peças para entretenimento dos seus senhores.
c) Com a comédia e a tragédia, o teatro grego teve a função de reflexão e crítica a respeito dos homens e da sociedade. Na comédia, satirizavam-se os costumes, e na tragédia abordava-se a trajetória épica do herói lutando contra o seu destino.
d) Embora de grande importância cultural para os gregos, o teatro pouco contribuiu para o desenvolvimento da política da polís.
e) O teatro na Grécia antiga teve importância relativa diante da fragmentação política das pólis. A diversidade típica entre as cidades-Estados e as constantes guerras impediram que a prática do teatro se tornasse um elemento comum entre os gregos.
justforthebois123:
Resposta: c) Com a comédia e a tragédia, o teatro grego teve a função de reflexão e crítica a respeito dos homens e da sociedade. Na comédia, satirizavam-se os costumes, e na tragédia abordava-se a trajetória épica do herói lutando contra o seu destino.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
Creio q seja a alternativa c) a comédia e a tragédia, o teatro grego teve a função de reflexão e crítica a respeito dos homens e da sociedade. Na comédia, satirizavam-se os costumes, e na tragédia abordava-se a trajetória épica do herói lutando contra o seu destino.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás