Respostas
Resposta:O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi a exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar. Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias: Com a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade
acho q é isso
Explicação:
Resposta:
(A) A mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul, provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro. Correto.
(B) A pecuária no rio São Francisco, desenvolvida a partir das numerosas vilas da Zona da Mata, foi um elemento importante na integração do território nacional. Incorreto: Incorreto: A zona da mata é uma região localizada no litoral do nordeste, enquanto que o rio São Francisco passa na região mais central.
(C) A economia baseada, no século XVI, na exploração das drogas do sertão integrou a porção Centro-Oeste à região Sul. Incorreto: A economia brasileira no século XVI era baseada na exportação da cana de açúcar.
(D) A economia açucareira no Nordeste brasileiro, baseada no binômio plantation e escravidão, foi a responsável pela incorporação, ao Brasil, de territórios pertencentes à Espanha. Incorreto: A economia açucareira se desenvolveu principalmente no nordeste, região que já pertencia à Portugal desde a primeira divisão no Tratado de Tordesilhas.
(E) A extração do pau-brasil, promovida pelos paulistas, por meio das entradas e bandeiras, foi importante na expansão das fronteiras do território brasileiro. Incorreto: A extração do Pau Brasil teve seu auge no período pré colonial, logo que os portugueses chegaram ao continente. As bandeiras foram responsáveis pelo desbravamento do interior do território e pela descoberta de Ouro em Minas Gerais.
Explicação:
Espero ter ajudado