Respostas
Resposta:
- Planeje ações para o ano todo:
O primeiro ponto para ter em mente é que promover a cultura da paz é um trabalho contínuo. Ações isoladas ou paliativas não são suficientes para evitar a violência e o assédio na escola. Por isso, crie um projeto sistemático de prevenção para o ano todo, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, pais e educadores).
- Construa uma corrente do bem:
Incentive práticas de solidariedade entre os alunos, como campanhas de arrecadação de agasalhos ou alimentos, por exemplo. Mostre o quão importante é o papel deles como cidadãos e como os mais privilegiados podem ajudar os menos favorecidos para transformar a sociedade em um lugar melhor para todos.
- Promova atividades em grupo:
O trabalho em equipe é um ótimo meio para trabalhar habilidades socioemocionais de crianças e jovens. Ao mostrar para eles que cada um é responsável por uma parte que formará um todo, além de desenvolver a capacidade de colaboração, você está ajudando a construir neles o sentimento de pertencimento. Podem ser atividades culturais, esportivas ou de lazer, e é ainda melhor se elas envolverem não só os alunos, mas também as famílias e os professores.
- Transforme os alunos em aliados:
Capacitar os professores e demais colaboradores da escola para que possam identificar situações de bullying é essencial, mas é também indispensável instruir os próprios alunos para que eles possam detectar entre si quando uma “brincadeira” passar do limite do respeito. Incentive-os a intervir quando for necessário e pedir a ajuda de adultos ao perceberem que não vão resolver o problema sozinhos.
Espero ter ajudado