os portugueses no brasil
Porque os portugueses vieram pro Brasil ? O primeiro interesse dos Portugueses era encontra produtos, como especiarias que pudessem comercializar na Europa e com isso terem algum lucro. Inicialmente a relação com os índios consistia em que esses , fornecessem mantimentos para caravelas que exploram o litoral Brasileiro. Depois de alguns anos começou a fornecer PAU-BRASIL que de sua casca produzia uma tintura vermelha para tecidos. Em troca os portugueses forneceram diversos objetos. Foi assim que os índios tiveram o primeiro contato com as peças de metal ( faca , machados, etc. ) e começaram a muda seus hábitos. Também comercializavam entre eles, qualquer produto de origem vegetal que eram usados para temperar os alimentos , tais como : cravo , canela, gengibre , pimenta , etc. A extração de madeira nao era comum entre os índios e foi o primeiro passo para a destruição das mata brasileira, um processo que continua ate os dias atuais. Com o passar do tempo ,nasceu um conflito entre os índios e os portugueses , pois os portugueses tentavam ocupar o territorio pertencente aos indígenas e torná- los escravos. Nessa época surgia tambem o drama das doenças como o sarampo ,gripe, e variola que levaram a morte milhares de índios .
1 )o texto cita algumas doenças , trazidas pelos portugueses para o Brasil que causaram a morte de milhares de índios na época .Atualmente como elas foram controladas e combatida ??
Respostas
respondido por:
2
Oii :3
1_O objetivo dos portugueses era a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa.
Espero ajudar :D
2_Milhares morreram no contato direto ou indireto com os europeus e as doenças trazidas por eles, pois não possuíam imunidade natural. Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras
Espero ter ajudado :D
annpeepkkj:
obg miga
respondido por:
0
Resposta:
Com vacinas, remédios e etc
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás