• Matéria: Filosofia
  • Autor: lylyan2193
  • Perguntado 4 anos atrás

“Ora, a essência de cada coisa é também sua finalidade. Assim, quando um ser é perfeito [...], dizemos que ele está na Natureza. [...] Bastar-se a si mesma é uma meta a que tende toda a produção da Natureza e é também o mais perfeito estado”. De acordo com esta citação de Aristóteles, é FALSO afirmar:

a)Sendo a sociedade uma produção da Natureza, sua meta é conduzir os seres humanos à sua autorrealização, a bastar a si mesmos.

b)Se o ser humano só pode bastar a si mesmo e ser o que é em seu estado mais perfeito na sociedade, é próprio da sociedade e da política, que é a gestão dessa vida coletiva, a solução individual dos problemas sociais.

c)Se bastar a si mesmo é uma meta da Natureza e o mais perfeito estado de um ser, a sociedade é a meta do ser humano porque ele não pode realizar-se sozinho. Por natureza, o ser humano tende ao coletivo e não ao individualismo.

d)Se a finalidade da política (vida na polis) é a autopreservação dos indivíduos humanos, uma política individualista, que perde a noção do bem comum e da coletividade, desvia-se de sua essência e, consequentemente, de sua finalidade.

Respostas

respondido por: henilla1426
0

Resposta:

Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.


henilla1426: bom essas pernas são difíceis adicionei
henilla1426: esses textos para ajudar
Perguntas similares