"(…) Escobar vinha assim surgindo da sepultura, do seminário e do Flamengo para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume. Todas essas ações eram repulsivas; eu tolerava-as e praticava-as, para me não descobrir a mim mesmo e ao mundo. Mas o que pudesse dissimular ao mundo, não podia fazê-lo a mim, que vivia mais perto de mim que ninguém. Quando nem mãe nem filho estavam comigo o meu desespero era grande, e eu jurava matá-los a ambos, ora de golpe, ora devagar, para dividir pelo tempo da morte todos os minutos da vida embaçada e agoniada. Quando, porém, tornava a casa e via no alto da escada a criaturinha que me queria e esperava, ficava desarmado e diferia o castigo de um dia para outro. [...] A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela apresenta-se:
00001091347414sp:
(B)
Respostas
respondido por:
49
Resposta:
Como a narração dos acontecimentos presentes na obra Dom Casmurro acontecem sob a perspectiva do personagem Bentinho, podemos avaliar que esta é uma narrativa viciada por um prisma unilateral, como mostra a alternativa B.
Como o narrador é o próprio personagem, toda a lógica da narração vai ser impregnada pelo seu viés e pelos seus achismos, pela sua própria subjetividade ao analisar os acontecimentos que ocorrem em seu entorno.
Explicação:
bons estudos.
respondido por:
39
Resposta:
letra b
fiz no cmsp, confia
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás