QUÍMICA.
Eletroquímica é um dos ramos da química que estuda as reações que envolvem transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa; isto é, estuda reações de oxirredução ou redox.
As reações de oxirredução são aquelas que ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Nessas reações uma espécie perde elétrons, ou seja, sofre oxidação, e outra espécie recebe esses elétrons, sofrendo redução. Assim, a oxidação e a redução ocorrem de forma associada - não há redução sem que haja oxidação.
Reações importantes, tais como a fotossíntese, a corrosão dos metais e as reações que ocorrem dentro das pilhas e baterias, são exemplos de reações de oxirredução no dia a dia.
Imagem no anexo 1 e anexo 2
Sobre termos como "oxidação", "redução", "agente oxidante" e "agente redutor", marque os itens corretos a seguir:
a) ( ) O agente redutor é a espécie química que é oxidada, e o agente oxidante é a espécie química que é reduzida.
b) ( ) Oxidação e redução ocorrem de forma acoplada numa mesma reação; não se pode ter uma sem a outra.
c) ( ) No contexto da eletroquímica, reduzir implica em receber elétrons e oxidar em dar elétrons.
d) ( ) Numa reação "redox" a espécie química que perdeu elétrons é a espécie oxidada, enquanto a que ganhou elétrons é a espécie que é reduzida.
e) ( ) Numa reação química, o número de elétrons liberados quando uma espécie química oxida deve ser igual ao número de elétrons ganhos pela outra espécie química que se reduz.
f) ( ) Numa reação "redox" o agente redutor é o responsável pela redução de outra espécie e, para que isto ocorra, ele deve doar elétrons a esta espécie, se oxidando.
g) ( ) Numa reação química, o ganho de elétrons por uma espécie química promove a sua redução e a perda de elétrons por outra espécie química leva à sua oxidação.
h) ( ) Se uma substância é oxidada, outra substância na mesma reação deve ser reduzida. Por essa razão, essas reações são chamadas reações de oxirredução ou, para abreviar, reações redox.
i) ( ) O número de elétrons permanece inalterado numa reação "redox", pois os elétrons liberados na meia-reação de redução são captados por outra espécie na meia-reação de oxidação.
j) ( ) Numa reação "redox" o agente oxidante é o responsável pela oxidação de outra espécie e, para que isto ocorra, ele deve aceitar elétrons desta espécie, se reduzindo.
Respostas
a) (V) O agente redutor é a espécie química que é oxidada, e o agente oxidante é a espécie química que é reduzida.
b) (V) Oxidação e redução ocorrem de forma acoplada numa mesma reação; não se pode ter uma sem a outra.
c) (V) No contexto da eletroquímica, reduzir implica em receber elétrons e oxidar em dar elétrons.
d) (V) Numa reação "redox" a espécie química que perdeu elétrons é a espécie oxidada, enquanto a que ganhou elétrons é a espécie que é reduzida.
e) (V) Numa reação química, o número de elétrons liberados quando uma espécie química oxida deve ser igual ao número de elétrons ganhos pela outra espécie química que se reduz.
f) (V) Numa reação "redox" o agente redutor é o responsável pela redução de outra espécie e, para que isto ocorra, ele deve doar elétrons a esta espécie, se oxidando.
g) (V) Numa reação química, o ganho de elétrons por uma espécie química promove a sua redução e a perda de elétrons por outra espécie química leva à sua oxidação.
h) (V) Se uma substância é oxidada, outra substância na mesma reação deve ser reduzida. Por essa razão, essas reações são chamadas reações de oxirredução ou, para abreviar, reações redox.
i) (V) O número de elétrons permanece inalterado numa reação "redox", pois os elétrons liberados na meia-reação de redução são captados por outra espécie na meia-reação de oxidação.
j) (V) Numa reação "redox" o agente oxidante é o responsável pela oxidação de outra espécie e, para que isto ocorra, ele deve aceitar elétrons desta espécie, se reduzindo.