• Matéria: Psicologia
  • Autor: anapaulaturibio
  • Perguntado 4 anos atrás

O estresse é o grau de desgaste total causado pela vida, é nossa adaptação às tensões e pressões da existência cotidiana, e ele leva ao desempenho, pois reagimos às exigências da vida, mas podemos manifestar nossa adaptação ao estresse em fases distintas. Podemos dizer que:

I. A Pessoa permanece e enfrenta o estressor ou foge dele nessa fase, onde há o aumento da adrenalina, dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea. O sistema nervoso simpático e as glândulas suprarrenais mobilizam as forças defensivas do corpo, para resistir ao agente de estresse, e isso acontece na fase da resistência.
II. O organismo é obrigado a manter seu esforço de adaptação e há uma intensificação do ritmo de trabalho que não dá tempo dos empregados se recuperarem das crises. Há um preço que o corpo "paga" para manter-se em vigilância durante um período e, por isso, os sistemas lentificam, e isso acontece na fase da resistência.
III. Há dificuldade de adaptação diante de estressores crônicos e repetitivos, e o corpo já não produz adrenalina suficiente para lutar com o estressor e não pode resistir indefinidamente ao estresse, e isso acontece na fase da exaustão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Respostas

respondido por: stefanifelix1
2
Estão corretas as afirmativas II e III

O estresse apresenta três fases: alarme, resistência e exaustão.

Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.

Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

Fase de Exaustão: nessa fase podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença. Esta é a fase mais grave.
Perguntas similares