Respostas
Resposta:
A) Na conjuração mineira, a semelhança era que os revoltosos queriam proclamar a república e queriam se livrar do imposição de Portugal que cobrava muitos impostos e impedia o livre comercio com outros países. A diferença são as pessoas que compunha a revolta, na Bahia tinha mais pessoas de classe media e pobres.
B) As semelhanças entre as revoltas na América portuguesa e as ocorridas na América Espanhola são dadas pois ambas foram colonizadas praticamente da mesma maneira, o que gerou muitos anos depois uma grande revolta do povo contra seus opressores.
3) A diferença é o objetivo alcançado. A relvolta não resulta em nenhuma mudança do estado inicial. Ex.: Revolta dos Guararapes. A revolução resulta em mudança do estado anterior.
Opa, tudo bem? :)
Resposta:
2 - a) A conjuração mineira havia mais pessoas da elite que queriam a diminuição dos impostos e proclamar a república. A revolução não chegou a acontecer de fato, já que o ajuntamento foi denunciado. Nesta revolução, apenas Tiradentes foi condenado a morte, os demais membros forma mandados para o exílio.
Na conjuração mineira, a semelhança era que os revoltosos queriam proclamar a república e queriam se livrar do imposição de Portugal que cobrava muitos impostos e impedia o livre comercio com outros países.
A diferença são as pessoas que compunha a revolta, na Bahia tinha mais pessoas de classe media e pobres. No final, houve mais pessoas que foram condenadas a morte .
2- b) As semelhanças entre as revoltas na América portuguesa e as ocorridas na América Espanhola são dadas pois ambas foram colonizadas praticamente da mesma maneira, o que gerou muitos anos depois uma grande revolta do povo contra seus opressores.
Vamos a lembrar que a colonização espanhola e portuguesa aceitou amplamente a miscigenação indígena, pois ambas as coroas tinham ambições econômicas, havia muita miscigenação racial e cultural, com forte dependência de sua metrópole, além disso recorreram ao uso de escravos africanos.
Com o decorrer do tempo, no século XVIII com o descontento de escravos, indígenas e setores liberais compostos por burgueses, foram formados grupos que atuaram em diversas regiões com o fim de derrocar as coroas e ser independentes.
Ambas Américas tiveram muitos anos de batalhas e guerras para chegar até á independência e abolição da escravidão. Na America Espanhola e Portuguesa os libertadores de maior influência e destaque, foram: Simón Bolívar, José de San Martín, Antonio José de Sucre, José Gervasio Artigas, Bernardo O’Higgin, Dom Pedro I e José Bonifácio.
3) A diferença foi o objetivo alcançado. A relvolta não resulta em nenhuma mudança do estado inicial. A revolução resulta em mudança do estado anterior, como por exemplo a Revolução Francesa.
ESPERO TER AJUDADO, BOM ESTUDO! :)