“Rompe-se com a ideia de objeto de estudo e o apresenta na esfera da existência, em nossa condição de sermos corpos vivos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO, Marcel Alves; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade. Motrivivência, v. 27, n. 45, p.209-218, set. 2015, p. 210. Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre a compreensão de corpo na fenomenologia, e as formas que dão sentido a existência é correto afirmar que: A a sobrevivência é uma das inspirações para reconhecimento do sentido de valorização do corpo para a existência. B antigamente o corpo era pouco utilizado e explorado. C a sobrevivência é a única fonte de significação para o ser humano. D o homem é ser em movimento que deixa de fazer acontecer sua corporeidade através da arte. E Merleau-Ponty irá compreender o corpo como uma separação a partir de um movimento original.
Respostas
Resposta:
a sobrevivência é uma das inspirações para reconhecimento do sentido de valorização do corpo para a existência.
Explicação:
Considerando os conceitos de fenomenologia e educação física, temos que a afirmativa correta é a letra A) a sobrevivência é uma das inspirações para reconhecimento do sentido de valorização do corpo para a existência.
O movimento é o responsável por conferir ao corpo sua própria dimensão de temporalidade e de transcendência. De forma que por sua própria vontade o corpo pode ficar em repouso.
Ao considerarmos a definição de fenomenologia e de educação física, assim como, os conceitos de corpo e também de motricidade sobre um corpo em movimentos, temos que destacar que o corpo apresenta concepções e que a fenomenologia compreende os estudos das ciências responsáveis pela compreensão dos movimentos relacionados às expressões culturais.
Bons estudos!