"os herdeiros que, aceitando herdar - portanto, serem herdados pela herança -, conseguem apropriar-se dela (o politécnico filho de politécnico ou o metalúrgico filho de metalúrgico), escapam das antinomias da sucessão. o pai burgues, que deseja para o filho o que tem e é, pode se reconhecer completamente nesse alter ego que produziu, reprodução idêntica àquilo que ele é e ratificação de excelência de sua própria identidade social. e o mesmo ocorre com o filho." (BOURDIEU, 2007, p. 232) BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Org.: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
leia as afirmativas abaixo:
I. tomando-se por base as diferentes classes sociais, são diferentes as heranças deixadas para os individuos, pois enquanto uns têm acesso à chamada "cultura legítima", tantos outros se verão à margem dela.
II. a escola deveria trabalhar de acordo com a realidade dos indivíduos, partindo do que eles ja trazem de conhecimentos, numa proposta que o aluno pudesse alcançar sempre mais nos benefícios sociais.
III. uma visão ingênua e muito difundida é a de que a escola preparada, então, para as necessidades sociais vigentes; a escola, na verdade, ensina aquilo que é valor para a classe dominante.
IV. a instituição se mostra como propagadora dos valores sociais vigentes, que, por sua vez, determinam o conteúdo a ser ensinado. a escola reproduz, então, aquilo que é predeterminado pela classe dominante.
assinale a alternativa correta:
A) I, III, IV.
B) I, II, IV.
C) I, II, III, IV.
D) I, II, III.
E) II, III, IV.
Respostas
Resposta:
c) I,II,III,IV estão corretas
A alternativa correta sobre a obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu e o tema da escola é: "C) I, II, III, IV.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira Bourdieu relaciona o tema do capital cultural com o espaço escolar.
Pierre Bourdieu, capital cultural e educação
O conceito de capital cultural, desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, denota as práticas culturais e normas sociais desenvolvidas pelos sujeitos das classes dominantes, que servem como marcadores sociais para a desigualdade.
Nisso, o espaço escolar seria uma instituição travessada pelo capital cultural. Ao invés de promover a ascensão social, julga e hierarquiza os indivíduos a partir de sua classe, auxiliando a manter o status quo.
Para mais sobre Pierre Bourdieu, leia: https://brainly.com.br/tarefa/51631923
#SPJ2