Leia com atenção os dois textos a seguir. A chegada diária de milhares de imigrantes à Alemanha é aplaudida por empresas, que podem integrá-los rapidamente a um mercado de trabalho carente de mão de obra [...]. A Alemanha é o principal destino de milhares de sírios, afegãos e eritreus que chegam à Europa, assim como de kosovares e albaneses que deixam seus países. A maior economia europeia espera cerca de 800 000 novas chegadas este ano. IMIGRANTES são esperança alemã para falta de mão de obra. Exame, Mundo, 6 set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2017. Metade dos entrevistados disse que às vezes se sente como um estrangeiro no próprio país devido à presença de muçulmanos – em 2014, a parcela da população que dizia o mesmo era de 43%; em 2009, de 30%. O número de alemães que dizem que os muçulmanos deveriam ser proibidos de entrar na Alemanha também aumentou, passando para 40%, em relação aos 20% de 2009. Outro dado que chama a atenção dos pesquisadores é que 80% das pessoas ouvidas acham que a Alemanha não deve ser “tão generosa” ao examinar os pedidos de asilo. ISLAMOFOBIA está em ascensão na Alemanha, diz estudo. UOL, 15 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2017. Os textos abordam uma aparente contradição na Alemanha – resultante das transformações pelas quais a sociedade alemã tem passado nos últimos tempos. Com base nos textos e em seus conhecimentos, explique as diferenças entre os dois pontos de vista expostos.
Respostas
Resposta:
A Alemanha vem passando por transformações nos últimos tempos, tendo se tornado o coração econômico da Europa e a economia mais forte da União Europeia, além de sua população estar envelhecendo e seus índices de natalidade diminuindo.
Em contrapartida, a população da Alemanha vem aumentando em função das constantes migrações que o país recebe, principalmente de refugiados árabes advindos da Síria e de outros países do Oriente Médio, o que influencia a demografia e a cultura do país.
Explicação:
Resposta: O primeiro trecho retrata a necessidade alemã de contratar mão de obra mais barata e conta com a chegada de imigrantes para uma tentativa de compensar a queda do crescimento vegetativo. Com o passar do tempo, há uma falta de adultos em condições de ocupar vagas no mercado de trabalho.
O segundo trecho demonstra a dificuldade enfrentada para colocar em prática a política de recepção de refugiados para esse fim, resultado da insegurança alegada por parte expressiva da população, que afirma temer a elevação das taxas de desemprego e da criminalidade com entrada de imigrantes. Corrobora com essa visão equivocada o fato de que muitos imigrantes são marginalizados, vivem em bairros periféricos e têm baixa qualidade de vida.
Explicação: resposta do plurall