• Matéria: Sociologia
  • Autor: camillyvictoria143
  • Perguntado 4 anos atrás

1) Sobre o conceito de Cultura, conforme proposto por Roberto DaMatta, É INCORRETO AFIRMAR
A cultura é o conjunto de regras e tradições que fazem parte do modo de viver de uma sociedade.
Roberto DaMatta afirma que todos nós temos cultura, visto que todos nós vivemos numa sociedade e seguimos os códigos sociais.
A cultura é o conjunto de informações que um indivíduo consegue manipular. Nesse sentido, há indivíduos com mais cultura do que outros.
A cultura é aquilo que diferencia uma sociedade de outra, por essa razão se trata de um conceito fundamental para a Antropologia.
Roberto DaMatta critica a visão do senso comum, que vê a cultura como quantidade de conhecimento e não como o modo de viver de uma sociedade.
2) Sobre o surgimento da Antropologia, é CORRETO AFIRMAR
O Determinismo Geográfico defendia que sociedade que habitavam uma região com o mesmo clima, solo, fauna e flora tendiam modos de vidas diferentes..
O Relativismo Cultural foi a primeira corrente de pensamento da Antropologia e tinha como proposta defender que cada sociedade têm seus próprios costumes e modo de ver o mundo.
A Antropologia surgiu para defender os direitos dos povos indígenas e contestar a exploração dos colonizadores sobre os povos não-ocidentais.
A Antropologia surgiu com o objetivo de compreender as diferenças entre os europeus e os povos colonizados por estes. Além disso, o conhecimento antropológico visava também aprimorar a dominação europeia sobre os povos indígenas.
O Determinismo Biológico visava explicar as diferenças culturais entre as sociedades. Essa corrente defendia que as raças eram irrelevantes para compreender as diferenças culturais, sendo o principal as diferenças de sexo/gênero.
Acerca do Evolucionismo Social, analise as afirmações abaixo: "[...] um selvagem está para um homem civilizado assim como uma criança está para um adulto; e, exatamente como o crescimento gradual da inteligência de uma criança corresponde ao crescimento gradual da inteligência da espécie e, num certo sentido, a recapitula, assim também um estudo da sociedade selvagem em vários estágios de evolução permite-nos seguir, aproximadamente - embora, é claro, não exatamente —, o caminho que os ancestrais das raças mais elevadas devem ter trilhado em seu progresso ascendente, através da barbárie até a civilização. Em suma, a selvageria é a condição primitiva da humanidade, e, se quisermos entender o que era o homem primitivo, temos que saber o que é o homem selvagem hoje." - James Frazer.
3 pontos
I) Para os Evolucionistas Sociais existe uma única humanidade, porém as sociedades se encontram em diferentes estágios evolutivos que vão da selvageria à civilização.
IV) Os Evolucionistas Sociais concordavam com o Relativismo Cultural de Franz Boas, que defendia que cada sociedade possuía seu próprio desenvolvimento ou caminho de evolução.
III) Os Evolucionistas Sociais se baseavam nas ideias de Charles Darwin sobre a Evolução das Espécies.
V) Para os Evolucionistas Sociais, o que diferencia as sociedades não é a raça e sim o progresso tecnológico, o qual se dá por meio do acúmulo de conhecimento ao longo da história.
II) Os Evolucionistas Sociais compreendiam que ao estudar os "selvagens" estavam olhando para o passado "primitivo" das sociedades europeias.
3) ASSINALE A ALTERNATIVA que contém somente as afirmações CORRETAS
II, III e V estão corretas.
I, II, III estão corretas.
I, II e V estão corretas.
Todas as alterativas estão corretas.
I, II, IV estão corretas.


Respostas

respondido por: thaynnaba
1

Sobre os aspectos da cultura, temos que:

1 - A cultura é o conjunto de informações que um indivíduo consegue manipular. Nesse sentido, há indivíduos com mais cultura do que outros.

2 - O Relativismo Cultural foi a primeira corrente de pensamento da Antropologia e tinha como proposta defender que cada sociedade têm seus próprios costumes e modo de ver o mundo.

3 - II, III e V estão corretas.

Sobre os aspectos da cultura é importante notar que ela faz parte de um conjunto de fatores que todas as sociedades têm e que possibilitam as pessoas encontrarem um ponto em comum.

Veja que os conceitos de sociedade, nação, povo, país, estão muito atrelados ao conceito de cultura tendo em vista que ele une os povos.

As diversas culturas existem e devem ser respeitadas enquanto tal tendo em vista que nenhuma cultura é melhor ou pior do que a outra. Tal fato serve também para evitar conflitos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares