• Matéria: Português
  • Autor: miasmin253
  • Perguntado 4 anos atrás

Texto A Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso, nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão pelas matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. (José de Alencar, Iracema.)
Texto B Isso do corpo de Fraulein não ser perfeito, em nada enfraquece a história. Lhe dá mesmo certa honestidade espiritual e não provoca sonhos. E aliás, se renascente e perfeito, o idílio seria o mesmo. Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fraulein toda se roseia agradavelmente. (Mário de Andrade, Amar, verbo intransitivo.)​
01.  Você pôde observar, nos textos A e B, que o mesmo assunto, a mulher, foi tema de escritores que viveram em épocas diferentes, caracterizando o Estilo de Época. Então, o tema a mulher, caracteriza qual estilo?
 

Respostas

respondido por: AndrezaRufino
0
simmm :))) :)))) :)))) :))))) :))))
Perguntas similares