• Matéria: Geografia
  • Autor: carollaynecarvalho84
  • Perguntado 4 anos atrás

1- Em 1596 o cartógrafo e matemático belga
Gerard Kremer, conhecido como Mercator,
elaborou um planisfério representando a
Europa na porção central e superior dele. Essa
representação cartográfica atendia a qual
ideia?
a) Que a Europa embora fosse um continente
rico não fazia frente economicamente aos
Estados Unidos.
b) Da supremacia da Europa no mundo,
naquele período.
c) De empobrecimento do continente
europeu.
d) De exaltação da Europa, em um período
em que sua economia estava sofrendo sérios
problemas.​

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Gerardo Mercator ou Gerardus Mercator, nascido Gerhard Kremer[1] (5 de março de 1512 — 2 de dezembro de 1594), foi um matemático, geógrafo e cartógrafo flamengo, notório pela projeção de Mercator.

Nascido na localidade de Rupelmonde, município belga de Kruibeke, em Flandres, Mercator estudou nos Países Baixos e depois em Lovaina, onde se fixou, dedicando-se à construção de globos e mapas. Nunca viajou muito, no entanto desenvolveu durante a juventude o interesse pela geografia como um meio de ganhar a vida. Em 1569, desenvolveu matematicamente a famosa projeção cilíndrica do globo terrestre, sobre uma carta plana, revolucionando a cartografia da época, embora apresentasse distorções. De fato as cartas tradicionais inspiradas nos trabalhos de Mercator e destinadas à navegação dão uma ideia errada das áreas ocupadas pelas diferentes regiões do mundo.[2]

A América do Sul, por exemplo, parece menor que a Groenlândia mas na verdade é nove vezes maior (17,8 milhões de km² contra 2,1 milhões). A Índia (3,3 milhões de km²) parece menor que a Escandinávia (1,1 milhões de km²). A Europa (9,7 milhões de km²) parece maior que a América do Sul, embora esta seja quase duas vezes maior. A projeção de Mercator permite introduzir outro tipo de projeção muito utilizada em cartografia; a UTM (Universal Transversa de Mercator), uma projeção cilíndrica transversa secante.

Fabricou em 1541 o seu famoso globo terrestre laxodrómico, com as laxodromias dos oito rumos, de cada quadrante, traçadas a partir de vários pontos situados em diferentes latitudes. A sua obra é considerada como um marco importante no processo de representação da Terra, a seguir aos Descobrimentos. O seu filho Rumold Mercator, concluiu a sua obra, publicando mais mapas em 1595, pouco depois da morte de Gerardo. Um exemplar desse precioso globo foi descoberto em Gante no ano de 1868. O Museu Mercator em Sint-Niklaas, na Bélgica, tem uma exposição permanente com trabalhos sobre a vida e legado de Mercator.

respondido por: dariofreitas915
1

Explicação:

uma profunidade de 2500 metros

Perguntas similares