No texto 3, o autor é contrário a religião? Qual a crítica que ele
apresenta a instituição religiosa? Você concorda?
Respostas
Não, o autor não se mostra contrário a religião, o autor critica a forma como as pessoas vivenciam essa religião, cheios de regras, e elementos do homem, que fazem somente bem ao ego, mas o autor afirma que sem bondade, brandura de espírito, todo o demais é em vão.
A parte de concordar ou não é pessoal. Se você acredita que todos os sacrifícios e demonstrações de fé com base em grandes atos e força são inúteis sem que a pessoa seja verdadeira boa então você concorda, se você que a pessoa não precisa ter os elementos mencionados no final do texto para seguir em uma religião, então você discorda.
O pensamento iluminista e a religião
O trecho permite compreender que John Locke não se mostra contrário à religião, porém aponta ser contrário à prática de utilização da fé para dominação da população.
John Locke foi um dos filósofos de maior destaque dentro do movimento iluminista. Foi um conhecido defensor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa, na mesma medida em que defendia a separação completa entre Igreja e Estado.
A teoria iluminista, além de defender a separação entre religião e vida pública, pregava também a garantia das liberdades individuais. Outro ponto defendido pelos iluministas era a instauração de um governo constitucional.
Veja mais sobre o iluminismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/38299108