1. O que é o sistema endócrino? Qual a sua função no corpo?
2. Qual a relação entre o sistema endócrino e atividade física?
3. O que fazer para fortalecer e melhorar o funcionamento do sistema endócrino?
Respostas
Resposta:
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.
Explicação:
Resposta:
1° O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo)
2° Os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas afetam todos os aspectos da função humana: ativam os sistemas enzimáticos, induzem a contração e o relaxamento dos músculos, estimulam a síntese das proteínas e das gorduras e determinam de que maneira o corpo responde ao stress físico e psicológico.
Seus efeitos são: a endorfina, liberada durante a prática de atividade física é um hormônio peptídeo controlado pelo sistema endócrino, que tem como principal função proporcionar sensação de bem estar e prazer, proporcionando a melhora dos quadros de depressão e ansiedade.
3° Algumas técnicas como a Microfisioterapia, a Terapia Neural e a Acupuntura podem ser muito benéficas para o equilíbrio emocional e hormonal. Probiótios são bactérias saudáveis que podem melhorar sua produção e regulação de hormônios como insulina, grelina e leptina, relacionados à fome e ao ganho de peso.
Para a sua prevenção são necessários: a redução do sal na alimentação, bem como o controle alimentar e, da mesma forma, a atividade física regular.