Ao longo do século XIX, os EUA desenvolve um processo de expansão territorial e estende seus domínios ao que praticamente conhecemos hoje. Discorra sobre este processo e explique os principais pontos da chamada Marcha para o Oeste, inclua os seguintes tópicos trabalhados ao longo de nosso trimestre:
- Quais as principais formas de anexação de terras?
- Os principais acontecimentos do período (conflitos, leis etc) ?
Respostas
A "Marcha para o Oeste" foi o processo de anexação de terras pelos Estados Unidos, sobretudo as porções após os Montes dos Apalaches e a região do Texas e da Califórnia, que pertencia ao México.
O processo de expansão ocorreu logo após a independência dos EUA. O território original correspondia as trezes colônias. A região oeste era ocupada principalmente por tribos indígenas. Com o pretexto do "Destino Manifesto", que defendia o direito divino dos estadunidenses em ocupar e dominar terras, foi iniciada então a expansão.
Durante o governo de Abraham Lincoln foi aprovada a "Lei do Povoamento" que o governo vendia por preços muitos baixos terras no oeste para serem ocupadas. Os principais conflitos nessa região foram com os indígenas, que tiveram que deixar suas terras.
A anexação do Texas e da Califórnia foi feita por meio de uma guerra com o México, com conflitos muito violentos.
Espero ter ajudado, bons estudos!