Respostas
Resposta:
Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos:
>■ fibrosas (sinartrose),
fibrosas (sinartrose), SINARTROSES
As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de articulações fibrosas:
>■■cartilaginosas (anfiartrose)
O primeiro grupo está relacionado com as articulações do crânio. Já as sindesmoses referem-se à articulação entre tíbia e fíbula e entre o rádio e a ulna. As articulações cartilaginosas, também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular.
>■■■e sinoviais (diartrose
As articulações podem ser classificadas em: - Sinartrose: São articulações do tipo fibrosas, localizadas entre dois ossos e são conhecidas por serem inflexíveis. Um exemplo são as articulações do crânio, dos dentes e da tíbia; - Anfiartrose: São articulações que possuem certa mobilidade, são flexíveis e