A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero, que escreveu um documento conhecido como as 95 teses. Essa reforma foi motivada pela insatisfação com alguns princípios teológicos praticados pela Igreja, sendo um de muitos movimentos que aconteciam na Europa desde a Idade Média. As críticas sobre caíram principalmente
A. com relação a venda de indulgências feitas pelo clero da igreja Católica.
B. com o desenvolvimento de novas regras no clero católico.
C. com a falta de respeito dos protestantes com os dogmas católicos.
D. com o avanço desmedido do protestantismo .
E. com as regras opressoras impostas ao protestantismo durante o Concilio de Trento.
Respostas
Resposta:
É a letra a
Explicação:
Martinho Lutero criticava a igreja católica por conta de suas indulgências com os seus seguidores, enganando-os e os ''obrigando'' a pagar falsos documentos que prometiam um pedaço no céu ou a salvação de seus parentes já falecidos.
Resposta:
Letra A
Explicação: Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517. Ele era um monge agostiniano e professor de teologia, portanto, era um membro do clero. Não obstante, ele não concordava com a venda de indulgências, prática em que a pessoa ofertava dinheiro em troca do perdão pelos seus pecados. Sua indignação era reforçada pelo fato de que o papa Leão X havia oferecido indulgências para todos que contribuíssem financeiramente para a construção da Basílica de São Pedro. Lutero também criticava a venda de cargos eclesiásticos e a venda de relíquias sagradas, ambas conhecidas como simonia.