Respostas
Resposta:
Cada um deles é determinado pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas: Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. As aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo e existem em dois tipos: anti-A e anti-B.
Explicação:
Aglutinogênio ou aglutinogénio é uma glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada pelo gene também respectivo ao tipo do sangue
Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho do organismo. Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.
Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias, enquanto as aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo que atuam contra determinados aglutinogênios. Existem dois tipos de aglutinogênios, o A e o B.
Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias, enquanto as aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo que atuam contra determinados aglutinogênios.