Quantos números de três algarismos distintos podemos formar com os algarismos 2, 4, 6, 7,8 e 9? *
Respostas
Vou fazer uma analogia para explicar essa questão. Confira a imagem em anexo para melhor compreensão.
Imagine que você está em um cassino, e começou a jogar em uma máquina de caça-níqueis. A máquina tem três espaços (slots), e dentro de cada slot, podem ser sorteados os números 2, 4, 6, 7, 8 e 9.
Ao acionar a máquina, a máquina vai escolher um desses oito números para colocar no primeiro slot, um dos oito números para colocar no segundo, e um dos mesmos oito números para colocar no terceiro.
Porém, os números não podem se repetir! Então números como 222, 646, 777, 998 não valem, pois eles repetem algum número.
Assim, a máquina vai ter 8 números para colocar no primeiro slot, 7 para colocar no segundo (pois ela não pode repetir o número do primeiro slot) e 6 para colocar no terceiro (pois ela não pode repetir os números que caíram no primeiro e no segundo slot).
Para saber quantos números distintos a máquina vai poder formar, basta multiplicar:
E essa é a lógica dessa questão. Imagine que, dentro de cada "espacinho", ou seja, de cada algarismo do número que vamos formar, podemos escolher qualquer um dos 8 para colocar no primeiro espacinho, qualquer um de 7 para colocar no segundo espacinho, e qualquer um de 6 para colocar no terceiro espacinho.
Assim, nós podemos formar 336 números com algarismos distintos utilizando os números 2, 4, 6, 7, 8 e 9.