• Matéria: Saúde
  • Autor: wellenicenobreesteti
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma instituição de Ensino Superior, que atua no mercado desde 1999 com cursos na área de saúde e de exatas, teve interesse em inserir o Curso de Biomedicina em sua universidade, localizada no estado de Minas Gerais.

Você foi contratado como coordenador do curso para iniciar a criação de um projeto pedagógico para o futuro Curso de Biomedicina (bacharelado) dessa instituição de ensino.

Descreva quais resoluções, leis e diretrizes que você deve seguir e como você pode planejar o perfil do egresso, para que seus alunos sejam absorvidos pelo mercado de trabalho.

Respostas

respondido por: ninharjdc
10

Resposta:

Como coordenador, você deve estar ciente das informações contidas no documento denominado Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, aprovado no Parecer nº 104, de 13 de março de 2002, e consolidado pela Resolução nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Esse documento define os princípios, os fundamentos, as condições e os procedimentos da formação de biomédicos, para que a instituição de Ensino Superior possa garantir a formação profissional do egresso em Biomedicina.

Conforme a Resolução CNE/CES nº 2, de 2003, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina, as diretrizes curriculares e o projeto pedagógico devem orientar o currículo do Curso de Graduação em Biomedicina para um perfil acadêmico e profissional do egresso. Esse currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, a interpretação, a preservação, o reforço, o fomento e a difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural. Além disso, o currículo do Curso de Graduação em Biomedicina poderá incluir aspectos complementares de perfil, habilidades, competências e conteúdos, de forma a considerar a inserção institucional do curso, a flexibilidade individual de estudos e os requerimentos, as demandas e as expectativas de desenvolvimento do setor de saúde na região. Dessa forma, o curso terá formação de profissionais com alta absorção no mercado de trabalho regional.

Explicação:

respondido por: elisandramara22
2

Resposta:

Para a criação de um curso de graduação, a primeira etapa seria consultar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, referente à educação superior. Posteriormente, deve-se verificar as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação, nesse caso, as Diretrizes da Biomedicina. Para que assim seja elaborada a grade curricular, os fundamentos e a duração do curso, além da elaboração de um Projeto Pedagógico.

Explicação:

Perguntas similares