• Matéria: Psicologia
  • Autor: lvkarolzinha0
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma segunda fase na terapia comportamental de casais foi marcada pelo desenvolvimento do modelo que Jacobson e Christesen (1996) chamaram de terapia comportamental integrativa de casais, e que foi considerada uma evolução significativa. Essa e outras contribuições indicaram uma mudança na estratégia terapêutica, ou seja, do foco em mudanças comportamentais para a busca do aumento de aceitação mútua entre os cônjuges. Este desdobramento deveu-se a vários fatores, dentre eles a necessidade de desenvolver métodos para lidar com aspectos não abordáveis pelo treinamento de habilidades, e que levavam casais a permanecerem debatendo-se ao redor de questões insolúveis. Um dos métodos desenvolvidos é a formulação, a qual é dividida em três fases: tema, análise DEEP e armadilha mútua. Sobre a análise DEEP, assinala a alternativa correta: Escolha uma: a. A partir do tema analisa a diferença de perspectivas, a sensibilidade emocional de cada um, os fatores externos que influenciam e o padrão de interação disfuncional. b. Identifica os pontos de resistência à mudança em cada um dos parceiros, depois realiza uma análise funcional desses pontos para a partir disso elaborar a intervenção. c. É a análise funcional dos comportamentos do casal conjuntamente, visto que o comportamento disfuncional de um gera consequentemente o comportamento disfuncional do outro. d. Corresponde a análise funcional dos comportamentos de cada um individualmente, mas que influenciam no relacionamento do casal. e. Aponta qual é o conflito base do casal e faz uma análise de seus antecedentes e de suas consequências para entender a função desse conflito na relação do casal.

Respostas

respondido por: yankavalentin
17

Resposta:

A partir do tema analisa a diferença de perspectivas, a sensibilidade emocional de cada um, os fatores externos que influenciam e o padrão de interação disfuncional.

Explicação:

respondido por: paulohsilva144
9

Resposta:

A partir do tema analisa a diferença de perspectivas, a sensibilidade emocional de cada um, os fatores externos que influenciam e o padrão de interação disfuncional.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas similares