• Matéria: Português
  • Autor: Ruby1526
  • Perguntado 4 anos atrás

Avaliação: interpretação e análise de reportagem

Leia o texto atentamente, observe os recursos utilizados e responda as
questões.

1. Observe o título e o subtítulo da reportagem. Quais informações sobre o
conteúdo da matéria eles transmitem?

2. A expressão “amigo-da-onça” significa “falso amigo”, ou seja, alguém que
demonstra querer o nosso bem, mas não age dessa forma. Que sentido
sugere o emprego do diminutivo “amiguinhos da onça” em lugar de
“amigos-da-onça”?

3. Transcreva os trechos do texto em que há definição de bullying.

4. Segundo a reportagem, os professores têm consciência da gravidade do
bullying? Transcreva um trecho que demonstre isso.

5. Que informações aparecem no gráfico da reportagem?

6. O que elas apresentam ao leitor?

7. Qual a diferença entre as informações apresentadas no gráfico e as que
aparecem no texto principal da reportagem?

pfv me respondam, necessito disso pra hoje!

Anexos:

Ruby1526: pfv, preciso da ajuda de voces

Respostas

respondido por: priscilasm2
6

1) As informações  do título e subtítulo transmitem o conteúdo informativo e de alerta para os leitores, mencionando que a prática de ofender o colega nem sempre é algo inofensivo.

2) O sentido sugerido com o o emprego do diminutivo “amiguinhos da onça” em lugar de “amigos-da-onça" é para designar as crianças e adolescente, para demonstrar uma prática de brincadeiras feita em ambientes escolares que podem ofender o colega.

3) Trechos do texto em que há bullying:

Quem  batiza  um  colega  de  "bola"  ou  de  "quatro olhos”, para citar exemplos menos cruéis, não pensa em como tais apelidos podem magoá-lo, afetar sua autoestima e seu rendimento escolar. Parece um exagero? Pois não é.

Edmar era ridicularizado pelos colegas, que o chamavam de “gordinho”. Depois de emagrecer para se livrar do estigma, ganhou novo apelido: “vinagre”, já que os colegas insinuavam que havia tomado ácido para perder peso.

  Seus colegas costumavam humilhá-la por ser judia e, numa certa aula, na hora da entrega da lição de casa, a professora reclamou que sua folha estava com “manchas de gordura”, perguntando se, “por acaso, judeu tinha mania de fazer lição na cozinha”.

4) Segundo a reportagem os professores não tem consciência da gravidade do bullying, acreditando que seja uma situação normal.

A pesquisa brasileira revelou que essas agressões ocorrem, em 59,8% dos casos, na sala de aula, ou seja, na frente do professor.

“Isso pode ser um indicador de que o professor acha essa situação normal ou de que não tem autoridade para diminui-la”, afirma o médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa.

5) As informações que aparecem no gráfico da reportagem é sobre os ambientes em que os alunos sofrem bullying, sendo que  59,8% dos casos ocorre na sala de aula.

6) As informações apresentam um alerta para o leitor sobre os ambientes que precisam ser monitorados afim de evitar que as práticas de bullying aconteçam.

7) As informações representadas no gráfico são mais detalhadas em relação ao do texto. A representação gráfica detalha o quantitativo para cada ambiente em que ocorre o bullying, enquanto no texto destaca o de maior percentual, que é a informação de que 59,8% dos casos ocorre na sala de aula.

Bons estudos!


Ruby1526: obggggggggggggggg
Perguntas similares