COMO ERAM OS TRATAMENTOS COM OS PORTUGUESES DE PORTUGAL?
(respostas do Google, chrome ou qualquer tipo de navegador será reportado e apagado)
Respostas
Resposta:
Vou supor que você esteja se referindo ao momento da descoberta (1500)
Explicação:
Aqui segue um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da armada de Pedro Alvares Cabral): "Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele. Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados.
Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora. Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram dele nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes água em uma albarrada, provaram cada um o seu bochecho, mas não beberam; apenas lavaram as bocas e lançaram-na fora.
Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo."
Daqui você pode presumir que a reação dos indígenas foi de espanto com certos animais comuns e de curiosidade com certos itens Portugueses, Se comunicavam por poucos sinais em primeiro momento.
De 1500 até 1530 a relação Nativos/Portugueses foi relativamente pacifica, imperando o escambo (método de comercio que pacificava as relações).
Espero Ter lhe ajudado, Forte Abraço!.