Respostas
Eu ouvi dizer que o Pau-Brasil foi o primeiro empreendimento de exploração econômica no Brasil. Essa madeira já era conhecida pelos europeus, que a utilizavam como corante na indústria têxtil: até então, o produto vinha do Oriente.
Foi, pois, dessa árvore de que se extraía uma tintura vermelha, que a população nativa já usava para tingimento de fibras do algodão, que se derivou o nome "Brasil", embora a discussão sobre a origem do nome esteja longe do fim.
O então rei de Portugal firma um contrato com os mercadores para a exploração da madeira nas novas terras. Em troca, eles deveriam enviar navios ao Brasil, construir e manter aqui uma fortaleza, e pagar impostos à Coroa. Assim nesceram os "brasileiros", nome dado aos comerciantes do pau-brasil.
O escambo foi uma das maneiras utilizadas para explorar o trabalho indígena na extração da madeira.
O pau-brasil era o único produto exportado para Portugal durante os primeiros anos da nossa colonização. Este era importante pois nesses primeiros anos da nossa colonização, a Coroa portuguesa não estava nem aí com o Brasil e estava mais interessada no comércio com Índias. Portanto o pau-brasil "sustentava" arrendatários e expedições guarda-costas que vinham impedir que outros países europeus fundassem colônias em terras portuguesas. Para terem dinheiro esses arrendatários exploravam o pau-brasil e comerciavam com a burguesia portuguesa, tendo eles assim um sustento para continuarem guardando as terras do Brasil.