1 - Leia o documento histórico abaixo (trecho da História de Gilgamesh):
Gilgamesh correu o mundo, mas, até chegar a Uruk, não encontrou quem pudesse opor-se à força de seus braços. Entretanto, os homens de Uruk murmuravam em suas casas: "Gilgamesh toca o sinal de alarme para se divertir; sua arrogância, de dia ou de noite, não conhece limites. Não há pai a quem tenha sobrado um filho, pois Gilgamesh os leva todos, até mesmo as crianças; e, no entanto, um rei deveria ser um pastor para seu povo. Sua luxúria não poupa uma só virgem para seu amado; nem a filha do guerreiro nem a mulher do nobre; no entanto, é este o pastor da cidade, sábio, belo e resoluto”.Os deuses escutaram o lamento do povo. Os deuses do céu gritaram para o Senhor de Uruk, para Anu, o deus de Uruk: "Uma deusa o fez forte como um touro selvagem; ninguém pode opor-se à força de seus braços. Não há pai a quem tenha sobrado um filho, pois Gilgamesh os leva todos; e é este o rei, o pastor de seu povo? Sua luxúria não poupa uma só virgem para seu amado, nem a filha do guerreiro nem a mulher do nobre". (A Epopeia de Gilgamesh, texto mais conhecido da mitologia da Mesopotâmia).
Explique quais elementos do texto nos ajudam a perceber como funcionava o encantamento do mundo na Antiguidade Oriental.
Respostas
respondido por:
0
O texto do enunciado fala sobre os aspectos míticos da antiguidade oriental em que as pessoas eram governados por pessoas que representavam deuses para elas.
Importante notar que antes de a ciência ter descoberto como ocorria os fenômenos ambientais, as pessoas acreditavam que cada deus era responsável por um elemento.
Assim, foi criado todo um ambiente mítico que também era visto no poder, dado que os líderes sociais e políticos também eram considerados como líderes religiosos.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás