• Matéria: Português
  • Autor: magnificoa10
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Leia um poema de Carlos Drummond de Andrade e responda à questão.
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquemáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond de Andrade. In Boitempo - Esquecer para lembrar.


O poema menciona que o português "são dois", porque o mesmo idioma pode ser empregado em 
diferentes situações. O poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em:
a) situações formais e informais. 
b) diferentes regiões do país.
c) escolas literárias distintas.
d) textos técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.

2. Leia o texto que segue.
Olhar também precisa aprender a enxergar
Há uma historinha adorável, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, 
morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela 
massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele: 
"Pai, me ajuda a olhar". Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, 
representando a sensação de faltarem não só palavras mas também capacidade para entender o que é 
que estava se passando ali.
Agora imagine o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte 
visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepção? Só com auxílio mesmo. Não 
quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto, um Picasso ou 
um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lógica da 
criação.
Luís Augusto Fischer. Folha de S. Paulo, 19/8/2003.

Relacionando a história contada pelo escritor uruguaio com "o que se passa quando qualquer um de nós 
para diante de uma grande obra de arte", o autor do texto defende a ideia de que:
a) o belo natural e o belo artístico provocam distintas reações de nossa percepção.

b) a educação do olhar leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.

c) o belo artístico é tanto mais intenso quanto mais espelhe o belo natural.

d) a lógica da criação artística é a mesma que rege o funcionamento da natureza.

e) a educação do olhar devolve ao adulto a espontaneidade da percepção das crianças.

3. Observe a gravura de Escher 
Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher 
encontram-se, com frequência:
a) nos jornais, quando o repórter registra uma ocorrência que lhe 
parece extremamente intrigante.

b) nos textos publicitários, quando se comparam dois produtos que 
têm a mesma utilidade.

c) na prosa científica, quando o autor descreve com isenção e 
distanciamento a experiência de que trata.

d) na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor 
Procedimentos construtivos do discurso.

e) nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma 
determinada sequência de operações .

4. Leia os versos transcritos de a Farsa de Inês Pereira, peça teatral que trata dos sonhos de Inês em 
casar-se com um rapaz bonito e cavalheiro.
Não queiras ser tão senhora:
casa, filha, e aproveite;
não percas a ocasião.
Queres casar por prazer
No tempo de agora, Inês? [...]
Sempre eu ouvi dizer:
"Ou seja sapo ou sapinho,
ou marido ou maridinho,
tenha o que houver posses.
Este é o certo caminho"
Gil Vicente. Farsa de Inês Pereira. São Paulo: Senac, 1996. p.82.
Leia as afirmações a respeito dos versos de Gil Vicente.
I. A mãe julga que a filha seja presunçosa e tenta convencê-la de que não é prudente buscar casamento 
por prazer.
II. De acordo com a mãe de Inês, a situação econômica do pretendente é condição fundamental para 
aceitar ou rejeitar pedidos de casamento.
III. A mãe se baseia em sua experiência de vida para orientar a filha a escolher um caminho de virtudes.
Está correto o que se afirma em:
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

5. Leia os versos a seguir.
As nuvens
As nuvens são cabelos
crescendo como rios;
são os gestos brancos
da cantora muda;
são estátuas em voo
à beira de um mar; [...]
João Cabral de Melo Neto. Obra completa. Rio de Janeiro: 
Nova Aguilar, 1994.
O coração é o colibri dourado
Das veigas puras do jardim do céu. [...]
Castro Alves. "O coração". In Espumas flutuantes. São 
Paulo: Ateliê, 1997, p. 169.
Nos versos de João Cabral e Castro Alves 
verifica-se a presença de:
a) personificação.
b) comparação.
c) metáfora.
d) antítese.
e) catacrese.

Respostas

respondido por: Cacecu
2

Resposta:

1.a) informal: "Já esqueci a língua em que comia,

em que pedia para ir lá fora,

em que levava e dava pontapé,

a língua, breve língua entrecortada

do namoro com a priminha."

formal: "Aula de português

A linguagem

na ponta da língua

tão fácil de falar

e de entender."

b)"Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,

e vai desmatando

o amazonas de minha ignorância."

c)"Figuras de gramática, esquemáticas,

atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me."

d)"A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que quer dizer?"

e)"[...]a língua em que comia,

em que pedia para ir lá fora,[...]"


Cacecu: 1.a)situações formais e informais. 

2.b)a educação do olhar leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.

3.d)na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor 
Procedimentos construtivos do discurso.

4.d)I e II.

5.c) metáfora
Cacecu: Não consigo editar, então a resposta está aqui
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