• Matéria: História
  • Autor: marilenemulher2107
  • Perguntado 4 anos atrás

A transição do mundo medieval para a era moderna foi marcada por movimentos de cunho artístico e religioso, evidenciando um repensar da cultura da época. O Renascimento cultural, a Reforma protestante e a Contra-Reforma católica foram movimentos que marcaram o período de transição.

Sobre os fenômenos mencionados acima, é INCORRETO afirmar que:

A) O Renascimento, ao lançar novas bases para a interpretação dos textos sagrados relativos ao catolicismo, abriu caminho para a formação de uma nova religião, o protestantismo.

B) O desenvolvimento da arte renascentista fundamentou-se no estudo e na valorização do ser humano e da natureza, tal como ocorreu com as ciências como a medicina, a física e a biologia, que seampliaram significativamente seus conhecimentos.

C) No Renascimento, as críticas à instituição clerical tornaram-se intensas e comuns. Os críticos do catolicismo pregavam mudanças estruturais na Igreja, visando combater a desmoralização do clero e buscar a adaptação da instituição aos novos tempos.

D) A Contra-Reforma reforçou o catolicismo na Europa, que se expandiu para outros continentes. Na América, principalmente com o trabalho dos padres jesuítas na catequese dos gentios em diversas regiões do novo mundo, a religião católica aumentou significativamente o número de fiéis.

E) A Contra-Reforma representou a continuidade do movimento renascentista, uma vez que procurou corrigir os desvios e abusos praticados pelo clero e incentivou a livre interpretação da Bíblia como forma de disseminar o catolicismo no mundo​.

Até 16:00 me ajudemmmmmm


adrianapereira886: muito bom

Respostas

respondido por: magdadona9
3

Resposta:

E) A Contra-Reforma representou a continuidade do movimento renascentista, uma vez que procurou corrigir os desvios e abusos praticados pelo clero e incentivou a livre interpretação da Bíblia como forma de disseminar o catolicismo no mundo.

Explicação:

Anexos:

adrianapereira886: ótimo
Perguntas similares