Ajudem Porfavor é para hoje
O texto a seguir circulou pela internet como uma piada. De que maneira a atitude do presidente da empresa demostra que o uso de uma variação linguística não pode ser associada ao modo de avaliar o falante que a utiliza?
Correção ortográfica
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores:
Seo Gomis, o criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso
Aproximadamente uma hora depois recebeu outro.
Seo Gomis, Os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treiz miu pessa. Amanha to xegando. Abrasso, Nirso
No dia seguinte:
Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha.
No outro:
Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora.
E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse: — Deixa comigo que eu tomarei as providências necessárias. E Tomou. Redigiu de próprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor:
"A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto mo d a vendê maiz. Acinado, O Prezidenti"
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A atitude do presidente revela que o importante para a empresa é o resultado que o vendedor apresenta, a quantidade de vendas que faz e não a variedade que usa. Podemos inferir, portanto, que a variedade de que faz uso um falante não pode estar associada à avaliação de sua inteligência ou competência profissional.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás