Respostas
Resposta:
O relevo do Maranhão tem duas unidades morfoestruturais predominantes em seu interior: As Planícies e os Planaltos.
As planícies maranhenses, que compõem grande parte do relevo do Estado, possui diversas subdivisões: Planície Costeira, Planície Litorânea e Planície Fluvial.
Os planaltos maranhenses apresentam as seguintes subdivisões: Pediplano Central, Planalto Oriental e Planalto Ocidental.
As planícies maranhenses
O Maranhão tem uma extensa planície, sobretudo na região norte, que corresponde aos terrenos com baixas altitudes que marcam a paisagem do litoral maranhense e acompanham os vales dos rios se estendendo até o interior do Estado.
A Planície Litorânea foi modelada por agentes e processos marinhos e fluviomarinhos que deu origem às praias, mangues, lagunas e falésias. Nesse tipo de Planície destacam-se o Litoral Ocidental, o Golfão Maranhense e o Litoral Ocidental, que recebem anualmente muitos turistas do país e movimentam a economia do Estado.
A área do Golfão Maranhense é uma das mais importantes da zona litorânea do Maranhão, por ser desaguadoura dos maiores rios do Estado, e por abrigar a região metropolitana de São Luís que apresenta uma paisagem dinâmica e diversa por apresentar potencialidades para atividades humanas e circulação de riquezas.
A Planície Costeira corresponde à uma zona emersa que fica próxima à Planície Litorânea, sofrendo influência do Oceano Atlântico que traz a umidade e a salinidade pelo vento originando três subsistemas ambientais: costa de dunas e restingas e a baixada maranhense.
É nessa classificação de planície que encontramos os Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais visitados do Brasil. Sua paisagem é marcada por lagunas, dunas e praias que colocam esse ponto turístico como um dos mais belos do país.