• Matéria: Direito
  • Autor: samuelldireito
  • Perguntado 4 anos atrás

Conforme acentua Célia Zapparolli, “ a cultura da justiça estritamente adversarial e formal alimenta conflitos e, muitas vezes, mais violenta, tanto entre as partes como na sociedade e nos próprios profissionais, perpertuando-se pelas gerações. A justiça de “quantos processos ganhei e não quantos conflitos auxiliei a administrar” advém e reforça a noção equivocada de que, para que haja um vencedor, necessariamente deve haver um perdedor”

Sobre a cultura adversarial, assinale a alternativa INCORRETA:

Escolha uma:
a. A atuação não adversarial do advogado na mediação pode contribuir para o reestabelecimento das relações entre as partes, configurando seu compromisso de estimular a conciliação.

b. Na mediação o advogado pode atuar como assessor jurídico esclarecendo os limites jurídicos a serem considerados em uma eventual negociação.

c. Na mediação, o profissional da advocacia pode atuar como mediador.

d. Segundo o Código de ética e disciplina da OAB, o advogado tem o dever de estimular a conciliação entre os litigantes prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios.

e. O advogado pode contribuir na mediação mantendo uma conduta adversarial, visando a vitória do seu cliente, informando seu cliente quando o mediador faz perguntas que não deem ser respondidas.


Correto letra e).
CORRIGIDO PELO AVA

Respostas

respondido por: jitor40
4

Resposta:

O advogado pode contribuir na mediação mantendo uma conduta adversarial, visando a vitória do seu cliente, informando seu cliente quando o mediador faz perguntas que não deem ser respondidas

correta

respondido por: ewanglej
1

Resposta:

O advogado pode contribuir na mediação mantendo uma conduta adversarial, visando a vitória do seu cliente, informando seu cliente quando o mediador faz perguntas que não deem ser respondidas.

Explicação:

Corrigido pelo AVA 2021

Perguntas similares